quinta-feira, 7 de julho de 2011

Leve-me ao seu lider

A revista Carta Capital do dia 29 de junho trouxe uma reportagem de oito páginas que busca descrever as "trincheiras da web". Como diz a matéria, " sem partidos ou sindicatos, os brasileiros voltam às ruas em grandes manifestações convocadas pela internet". Interessante e irreverente foi a manifestação em Natal, o #foramicarla. Os manifestantes pediram ao rei Momo que não devolvesse as chaves da cidade à prefeita Micarla de Sousa, do PV. Constrangida, a prefeita não compareceu e enviou o Secretário de Cultura.

Mesmo que as matérias exagerem no tom - nem todas as manifestações são tão grandes assim e muitos partidos colocam seu dedo (ou enfiam a mão) nas tais manifestações - o fato é que mundo digital traz desafios e oportunidades de se reinventar resistências.

Como afirma a matéria, o secretário-geral da seção regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Coutinho "ri ao lembrar que uma das maiores dificuldades para a negociação é que não havia líderes. Eles diziam que era um movimento 'plural, coletivo e horizontal'. Cada proposta tinha de ser levada em plenário para que o grupo decidisse. Por isso demoraram tanto as negociações".

O pensamento e as práticas libertárias ainda têm muito a nos ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário